domingo, 1 de março de 2009

Inicio do processo - Formulario obrigatorio

Entao, pra quem ja decidiu imigrar, ja colheu as informaçoes pertinentes e ja teve um bom resultado "online" do processo de imigraçao, é hora de dar entrada no processo. Pra isso, ha uma serie de formularios a preencher e documentos a enviar.
Vou copiar aqui um dos topicos da comunidade "Quero ir para Québec" do Orkut, muito gentilmente elaborado pelo Jefferson. Como eu sei que nao é todo mundo que tem acesso ao orkut, resolvi disponibilizar essas informacoes neste blog.

O preenchimento da Demande de Certificat de Sélection (DCS): o formulário obrigatório que deverá ser preenchido pelo demandante principal, assim como pelo seu(sua) cônjuge ou companheiro(a). O formulário para a Demanda do Certificado de Seleção (DCS). Vá ao site Internet < http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/francais/publications/pdf/dcs/demande_certificat_selection.pdf > para baixar o arquivo em Adobe Acrobat® do formulário para efetuar a Demanda do Certificado de Seleção.

Do Preenchimento da DCS – Item 1 – Identificação Somente através deste formulário pode-se pleitear o Certificado de Seleção do Québec (CSQ), que deverá ser preenchido, consoante citado supra, pelo demandante principal e pelo seu cônjuge ou companheiro(a) (conjoint de fait), que deverão indicar seus sobrenomes de nascimento, se for o caso, no espaço no item 1 (Identification) do formulário. O nome utilizado atualmente deverá ser colocado por inteiro no espaço .

– Membros da Família que Acompanham ou Não o Demandante Principal No item 4 deverão constar todas as pessoas pertencentes à família do demandante principal (quer elas o acompanhem ou não, frise-se). Entende-se como família, para fins deste procedimento, o cônjuge ou companheiro(a) – este deve ter, ao menos, 16 anos –, os filhos, sejam eles naturais ou adotados legalmente, mesmo que somente de um dos cônjuges, até a idade de 22 anos. Acima de 22 anos, os filhos que desejem acompanhar seus pais deverão fazer sua própria demanda, salvo se comprovarem que estudam em tempo integral, sob a dependência financeira dos pais, e não sejam casados ou vivam em regime de união estável, ou, ainda, possuam alguma doença física ou mental que o(s) incapacite(m) para a ralação. Em qualquer dos casos o filho maior de 22 anos não pode ter cônjuge ou companheira.

– Cidades, Estados e Países de Residência No item 7 deve-se indicar todas as cidades, no Brasil ou no exterior, onde cada uma das pessoas que estiverem preenchendo o formulário viveu por mais de seis meses nos últimos 10 anos ou após ter completado 18 anos.

Histórico Acadêmico dos Aplicantes Em continuação, no item 8 deve-se informar o grau acadêmico do requerentes (principal e cônjuge). Inicia-se com o título mais recente até aquele obtido no nível médio (antigo 2.º grau). Ha um documento intitulato ‘Quadro Comparativo dos Diplomas Brasileiros’ < http://206.162.174.213/dpi/pdf/fr/diplome-bresilien.pdf > que pode ajudar nesta etapa.

– Conhecimento dos Idiomas Oficiais No item 10, onde se encontram as questões sobre conhecimento do inglês e do francês, ambos os requerentes (principal e cônjuge) devem dar uma pontuação ao seu grau de proficiência. Deve-se, neste momento, fazer uma auto-avaliação dos conhecimentos referentes a ambos os idiomas oficiais. Somente os próprios candidatos podem avaliar isto. A única coisa que aconselho é para que vocês sejam bem rigorosos consigo mesmos para evitar surpresas. Numa faixa de pontuação de 01 (um) a 12 (doze), se vocês se consideram no nível 09 (nove), coloquem 08 (oito) ou, talvez, 07 (sete) só para garantir a veracidade da informação. Isso é o que eu fiz no meu processo. Só pra lembrar, segundo é informado nas palestras, o mínimo exigido são 06 (seis) pontos.
– Valor a Ser Comprovado no Momento da Apresentação da Demanda No item 14 dever-se-á indicar o montante em dinheiro que a família terá disponível na data de partida para Québec. O mínimo necessário para poder entrar no país devera ser verificado no website, pois é frequentemente atualizado.
– Considerações Finais: Não se esqueçam de assinar - requerente principal e cônjuge ou companheiro(a) - a Declaração de que as informações prestadas são verídicas. A declaração deve ser apenas em uma via, pois há espaço para ambos assinarem.Qualquer item que o requerente não tenha que responder, não o deixe em branco. Coloque sempre ‘S.O.’ (Sans Objet). Somente mais um detalhe: as informações prestadas em todos os formulários (seja para a obtenção do CSQ, seja para a obtenção do visto federal) devem expressar somente a verdade, sob pena do mentiroso, ou o esquecido, se for o caso, ser proibido de entrar no Canadá pelo período de dois anos, nos termos da Lei sobre imigração e a proteção dos refugiados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário