domingo, 1 de março de 2009

Inicio do processo - Documentaçao obrigatoria

Mais uma vez, post inspirado num topico do Orkut:

Curriculum Vitæ do requerente principal e do(a) cônjuge ou companheiro(a), se for o caso. Para saber como se faz um currículo à la québecois é só acessar o site Internet do Emploi Québec: http://emploiquebec.net/Guide/fr/e3_cv.htm#CV Ou então, caso prefira, no site Internet do Monster, um dos maiores sites de busca de emprego do Canadá: http://technologie.monster.ca/articles/skills/
2. Diplomas escolares e/ou certificados de cursos (comprovantes de formação acadêmica) do requerente principal, assim como do(a) cônjuge ou companheiro(a).
3. Comprovante de que o(s) filho(s) maior(es) de 22 anos que acompanha(rão) o requerente principal estuda(m) a tempo integral e de que não são nem casados ou vivem em regime de união estável. Isso pode se obter em cartório, através de declaração de testemunhas autenticada em cartório.
4. Comprovante de que o filho menor de 22 anos, caso seja casado ou viva em regime de união estável, estude em tempo integral.
5. Comprovantes do emprego atual, assim como dos anteriores até os 10 últimos anos, para o requerente principal e cônjuge ou companheiro(a). Valem como provas os contra-cheques que indiquem a data de entrada na empresa, ou a declaração do imposto de renda do ano anterior, ou uma carta do(s) empregador(es) indicando a data de contratação e a data de demissão, se for o caso. Serve também experiência de estágio regular.
6. Cópia da página do passaporte contendo a identificação do requerente principal e de todos que o acompanharão.Para obter detalhes sobre como obter o passaporte, acesse a página da Polícia Federal: http://www.dpf.gov.br/ Após, vá à opção ‘Serviços à comunidade’ e clique em ‘Passaporte’.
7. Uma foto recente de cada pessoa mencionada no formulário. Isso nos leva a entender que TODAS as pessoas citadas na DCS, quer elas acompanhem ou requerente principal ou não, deverão ter suas fotos enviadas junto a documentação. Essa é minha interpretação. Peque-se pelo excesso, este é o lema!
8. Certidão de Nascimento de todas as pessoas inseridas no formulário e que irão acompanhar o requerente principal.
9. Provas do status civil e de filiação: certidão de casamento, divórcio, adoção, guarda legal, etc.
10. No caso de união estável, deve-se apresentar algo que comprove que o casal viva maritalmente e em co-habitação a pelo menos 1 ano: conta corrente conjunta, testamento, contas públicas no nome de ambos com o mesmo endereço, imóveis com registro averbado em nome do companheiro(a), declaração de testemunhas de que ambos moram juntos e o que mais a imaginação permitir.
11. Declaração do(s) curso(s) de francês informando as horas de aula freqüentadas. Somente para o requerente principal e para o cônjuge ou companheiro(a).
13. E, enfim, no número da sorte, para quem já morou temporariamente no Canadá, cópia do visto concedido pelo consulado ou embaixada, contida no passaporte. Não é necessário traduzir documentos nesta etapa e tampouco na Etapa Federal do processo.

Um comentário: