segunda-feira, 2 de março de 2009

Continuaçao e entrevista

Dica: Quando estiver se preparando para mandar os formularios, faça xerox de todos os formularios preenchidos! Isso ajuda a lembrar de tudo o que foi respondido nas questoes, principalmente o nivel dos idiomas. E aqui um detalhe importante: tente fazer uma boa auto-avaliação nos niveis do idioma. Porque isso é realmente testado na entrevista.

Dicas pra entrevista: Parece obvio, mas é realmente importante: esteja muito bem preparado pra entrevista e motivado para imigrar, isso vai ajudar a evitar surpresas desagradaveis e vai contar muito a seu favor.
Busque aperfeiçoar seu idioma, pesquise informacoes sobre o pais, sobre Quebec e amplie seus horizontes, a imigraçao nos motiva a ir pro "interior" do Quebec.

Relato da minha entrevista, ocorrida dia 17/08/2007: entrevista com o representante de Quebec em Sao Paulo:O entrevistador iniciou me explicando como se desenvolveria a entrevista. Me pediu alguns documentos e a hora crítica foi quando ele perguntou como eu pretendia validar meu diploma (psicóloga) e ele disse que seria necessário fazer um Doutorado, eu disse que estava nos meus planos. E nessa hora ele disse que não poderia me aceitar, pois é um processo pra imigrar como trabalhador e não estudante. Que se eu quisesse estudar teria que fazer outro processo (pro visto de estudante). Nessa hora eu gelei. Nossa!! Pensei que não fosse ser mesmo selecionada. Depois ele viu meu nível de francês e inglês e fez uns minutinhos de entrevista em ingles (que no meu caso é bem pior que o frances). Aí ele perguntou sobre meu projeto de imigração, eu mostrei pesquisas sobre mercado de trabalho e ele pareceu estar mais disposto a me "aceitar". Ai ele falou que tem outras possibilidades de trabalho em áreas próximas à minha e explicou que eu trabalharia em outro metier e faria um curso à noite. Ele também pediu meus certificados de trabalho e ainda bem que eu levei a declaração de isenta do IR e outras coisas...Aí ele perguntou se eu tinha entendido tudo que ele disse e eu respondi que sim. Então ele falou que eu fui "aceita" mas que a impressora nao estava funcionando e eu receberia o CSQ pelo correio. Não gostei muito, já queria estar com o papel em mãos. Ele me entregou um "guia" de Quebec e nós nos despedimos...Dicas: esteja MUITO bem preparado... Mesmo!!

Boa sorte!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário