segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Ola!! Sou brasileira, imigrei pro Québec et decidi criar esse blog com a intencao de reunir aqui dicas pra quem quer imigrar, ou para quem esta fazendo o processo de imigracao ou ainda para quem acaba de chegar aqui. Como eu passei recentemente pelas fases do processo e estou aqui ha 9 meses, ainda no inicio da adaptacao, talvez minhas vivencias possam contribuir de alguma forma pro sucesso do teu processo.

Vou tentar manter o blog atualizado e seguir uma certa "ordem cronologica". Entao, vou comecar pela decisao de imigrar.

Por que imigrar pro Canada ou pro Québec? Em outras palavras, o quê é oferecido em termos de emprego e qualidade de vida aqui? Acredito que cada um tem uma resposta pras suas proprias motivaçoes, mas tentando colocar o foco na regiao por si so, ai vao alguns dados...

O Quebec tem 7 546 130 habitantes (3 687 695 homens e 3 858 435 mulheres), a expectativa de vida é de 78 anos para os homens e 83 para as mulheres.
Seu tamanho é comparado aos países da Europa do Norte.
O Canadá é o 5º no ranking de desenvolvimento humano, de países industrializados.
O governo do Quebec deseja que a imigração participe para superar os principais desafios, que são:
A estabilidade demográfica, a prosperidade econômica, e a perpetuação da língua francesa.

O Quebec reconhece a imigração como uma riqueza de diversidade cultural e motiva a troca de culturas e de coletividades.
Quando o imigrante chega aqui, ele é muito bem recebido e logo é acolhido pelo programa da imigração, onde aprende como funciona a cidade, a sociedade, e a vida cotidiana. Para depois se encaminhar a sua área de formação ou a um programa de preparação para o trabalho. Há também muitas ONGs que acolhem os imigrantes.
O Quebec é caracterizado pelo contraste ente a natureza abundante e centros urbanos. Entre o antigo e o novo. Uma grande diversidade de paisagens, montanhas e lagos.
Aqui realmente tem as 4 estações do ano, com bastante diferenças entre cada uma. Indo de um calor intenso no verão a uma neve abundante e um frio também intenso no inverno. Eu arriscaria até a dizer que o outono é dos mais bonitos do mundo.
Pros que se preocupam com a natureza e o meio-ambiente, o Quebec sempre foi um dos primeiros a aderir aos grandes acordos internacionais visando a proteção do mesmo. Por exemplo:
Protocole de Montréal sur les substances qui appauvrissent la couche d’ozone
Convention sur la diversité biologique
Convention-cadre sur les changements climatiques
Pour préserver la qualité de l’environnement, de nombreux programmes (prévention, assainissement, restauration ou mise en valeur) ont été mis en place par le gouvernement ou les entreprises de différents secteurs d’activité.
A população tem uma grande consciência ecológica.
Quanto à sociedade, ela se caracteriza pela sua convivência pacifica, onde se encontra cordialidade nas relações cotidianas. Os Québécois dão muita importância a um clima de convivência que inclui liberdade de expressão, igualdade de direitos e respeito de diferenças. O que favoreça a liberdade de escolher seu estilo de vida, seus valores, opiniões e religião. Existe até mesmo nos locais de trabalho acordos pra que os trabalhadores possam exercer suas praticas religiosas sem que prejudique horário ou dias de trabalho.

Fonte: http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca

Nos proximos posts vou falar sobre o Canada e sobre as perspectivas do mercado de trabalho.

2 comentários:

  1. Parabéns pela sua iniciativa!!!!!abraços

    ResponderExcluir
  2. Bom dia,
    Tenho 16 anos, moro em São Paulo e curso ensino medio Tecnico. Mecatrônica no Segundo ano.
    Possuo inglês fluente por contato a lingua, porem nao possuo diploma.
    Pretendo cursar frances e italiano.
    Aqui no Brasil, apezar de minha idade, realizo trabalho como ilustrador e desenhista digital. Iniciei um estudos de quadros a tinta e pretendo aprimorar ainda mais.
    Gosto de ler, e adoro o Canada.

    Gostaria de saber, se após terminar meu curso no colégio, como tecnico. Poderei realizar uma entrevista, caso nao, oque deve ser feito ainda.
    Apaixonei-me por este pais, des de suas oportunidades à clima e beleza do país.

    ResponderExcluir